PESQUISA

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Harry Potter: os números da franquia


Amanhã é a estréia de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (Harry Potter and the Deathly Hallows), último filme das aventuras do bruxinho inglês. Pensando nisso, fui pesquisar alguns dos números já gerados pela franquia e descobrir o tamanho do sucesso da turma de Hogwards.

Que Harry Potter é uma fábrica de fazer dinheiro, isso todo mundo sabe, em especial J. K. Rowling, autora da série de livros e considerada uma das mulheres mais ricas do mundo, e a Warner Bros., que produziu os filmes e tem direitos sobre a marca. Só pra se ter uma ideia, a marca Harry Potter tem valor estimado em mais 15 bilhões de dólares!

Como todos já sabem, Harry Potter é uma série de livros escritos pela britânica Joanne Rowling, que assina seus livros como J. K. Rowling, que conta as aventuras do personagem-título, um jovem bruxo e seus amigos que estudam com ele numa escola especializada às artes mágicas. Agora, pra quem não sabe ou lembra, a série de livros foi iniciada em 30 de junho de 1997 com o lançamento de Harry Potter and the Philosopher's Stone na Inglaterra pela editora Bloomsbury, que também lançaria todos os outros livros da série. Ou seja, comemorou seus 14 anos de sucesso! Juntos, os livros da série venderam mais de 450 milhões de cópias e foram traduzidos para mais de 60 línguas; além disso, os quatro últimos livros da série foram recordistas seguidos como os livros de venda mais rápida da história! O volume deles também aumentou com o tempo: enquanto A Pedra Filosofal tinha 223 páginas na sua edição original, As Relíquias da Morte conta com 607; mas isso não bate A Ordem da Fênix, com suas 870 páginas na versão americana. Um volume e tanto para sua estante!! No total, são 7 livros principais, mais 3 extras, que colocam a série em patamar com grandes ícones da literatura moderna como Nárnia e O Senhor dos Anéis.


No telona, a história de sucesso continua! Harry Potter a série de filmes com a maior bilheteria na história do cinema, com quase 6,4 bilhões de dólares apurados no mundo todo, isso sem contar o último filme! A diferença entre o primeiro e o segundo colocados é de mais de 1 bilhão de dólares, sendo que o segundo colocado é a série dos filmes de James Bond, que conta com nada menos do que 22 filmes, contra 7 de Harry Potter. Além disso, todos os filmes figuram entre as 30 maiores bilheterias do cinema, com Harry Potter e a Pedra Filosofal sendo o sétimo. Se formos calcular os lucros dos filmes em relação a todo o custo de produção dos oito, que foi de $ 1,155 bi, provavelmente a série vai conseguir o acúmulo de 6 bilhões e meio de lucro bruto! É muito dinheiro, Saraiva!

Apesar de toda a birra pra continuar a série, Daniel Radcliff deve estar bem alegre pelas verdinhas que já acumulou com o papel de sua vida. Em 2007, quando fez 18 anos, ele teve acesso a sua fortuna, que na época era avaliada em míseros 40 milhões de dólares! Mixaria, né?

Falando em idade, quando você pensa no tempo que essa série se delongou... Foram exatos 10 anos! Em novembro de 2001, A Pedra Filosofal estreava numa premiere em Londres, mas o filme já vinha em pré-produção desde 1997 e foi começar a ser gravado em 2000. Uma curiosidade durante minha pesquisa: Você sabia que Steven Spielberg foi cotado como diretor do primeiro filme, mas desistiu porque achava melhor que ele fosse feito em animação, com Haley Joel Osment fazendo a voz do bruxinho míope. Como teria ficado uma versão assim? Teria feito sucesso? Só podemos imaginar...

Claro que atrás dos filmes vieram os games! Todos os oito filmes ganharam versões eletrônicas para os principais consoles, produzidos pela Electronic Arts, além de jogos baseados mas que não fazem cronologia da série, como Lego Harry Potter, que ganha sua segunda versão juntamente com o lançamento do último filme.

Como se não bastasse tudo isso, ainda temos mais um para lembrar! Um parque de diversões!

O The Wizarding World of Harry Potter, que existe desde o ano passado, demorou dois anos e meio para ser finalizado e custou a bagatela de 200 milhões de dólares. O complexo, de mais de 8 hectares, é parte do Universal Parks and Resort's Island of Adventure, um conglomerado de parques temáticos em Orlando, na Flórida, e conta com réplicas da Escola de Hogwards e Hogsmeade, Beco Diagonal, áreas de lazer e alimentação, além de uma montanha-russa. No espetáculo de abertura, além de uma queima de fogos, uma orquestra tocou os temas dos filmes sob a liderança de John Williams, compositor da trilha sonora da série.

Vendo estes números, é natural entender o tamanho do sucesso do bruxinho. Sucesso este que só tende a aumentar com este novo filme estreando amanhã. Tenham todos um ótimo filme e bem vindo à linha de chegada, Harry Potter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário