PESQUISA

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fique por dentro do projeto Marvel Cinematic Universe!

Se você gosta de cinema, e assistiu aos filmes da Marvel que saíram nestes últimos tempos, devem ter feito igual a mim: fizeram raiva aos funcionários das salas de exibição ficando até depois dos créditos para ver se tinha alguma cena a mais. Pra quem veio observando, desde que a Marvel começou a assinar seus próprios filmes (usando a marca Marvel Studios), as cenas vinham ligando um filme a outro, afunilando as histórias para uma local em comum. Mas, por que isso só interliga alguns filmes? E qual o sentido disso tudo?

O Marvel Studios, braço cinematográfico da Casa de Ideias, foi fundado em 1993, inicialmente com o nome de Marvel Films, sendo um subsidiário da Marvel Entertainment que seria responsável pela adaptação dos filmes com os personagens da editora. Essa ação foi necessária, porque entre a década de 70 até a de 90, a Marvel vendeu os direitos de imagem de vários personagens, sem que estes tivessem um único filme produzido. Enquanto isso, a DC Comics obtinha sucesso na licenciatura de seus principais personagens para o cinema, Superman e Batman.

Trabalhando como co-produtora dos filmes de seus personagens desde 1998, começando com Blade - O Caçador de Vampiros, a Marvel Studios sentiu necessidade de expandir e unir os universos criados para o cinema; interligar ações entre filmes para produzir grandes sagas e manter um padrão de qualidade entre os mesmos, onde um filme não iria ficar perdido em relação à cronologia dos outros por motivos diversos (X-Men é uma dessas realidades. Alguém pode me explicar como a Emma Frost aparece adolescente em Origins: Wolverine, que se passa em 1979, e está adulta em First Class, que ocorre em 1962?) Para criar um único universo dos personagens Marvel, viria a surgir o projeto Marvel Cinematic Universe.

O projeto começou não só co-produzir os filmes, mas a produzi-los integralmente, necessitando apenas de estúdios maiores para a distribuição. O primeiro passo do projeto foi o longa do Homem de Ferro, de 2008. Quem está lembrado, sabe que Samuel L. Jackson foi contratado para fazer o papel do comandante da S.H.I.E.L.D., Nick Fury, mas ele só aparece na cena após os créditos, informando Tony Stark (Robert Downey Jr.) sobre a ideia de formar uma equipe de heróis. Depois, no mesmo ano, veio O Incrível Hulk. Além da cena extra com Tony Stark conversando com o General Ross no bar sobre a Iniciativa, o filme está todo recheado de easter eggs, como o logotipo da Stark Enterprises no início e na fuselagem do canhão sônico, e o corpo congelado do Capitão América incluso na abertura alternativa do DVD.

Em 2010, Homem de Ferro 2 preparou o terreno que tinha sido aplanado pelo seu antecessor. O filme tem um maior enfoque na S.H.I.E.L.D. e no trabalho de Nick Fury em montar a superequipe Vingadores, da qual inicialmente Tony Stark está fora por ser muito irresponsável. Fora a piadinha com o escudo do Sentinela da Liberdade, que é impagável! No final deste, mais cena extra: vemos o agente Coulson, que já havia aparecido no filme anterior, indo atrás de um objeto não-identificado que caiu no Novo México; este não seria outro além de Mjollnir, o martelo encantado de Thor! Além disso, quem prestou atenção no cenário durante a conversa entre Nick Fury e Tony Stark no fim do filme viu, no telão ao fundo, referências de outros personagens que podem ser membros dos Vingadores, como um apontado na África (o Pantera Negra).

Neste ano, participam do projeto dois filmes: Thor, lançado em abril, e Capitão América - O Primeiro Vingador, que sai nos States hoje e chega nas telas brazucas no dia 29. Quem conferiu o filme do Deus do Trovão viu que ele começa um pouco antes do fime de Homem de Ferro 2, ainda em Asgard. A presença do filme de Thor é importante pro projeto, pois assim é possível expandir o universo dos filmes para fora da Terra, ligando a possíveis vilões para próximos filmes, como Thanos e os Skrulls. A presença do ilustre Gavião Arqueiro, como subordinado de Nick Fury, também acalorou os comentários da sua presença no longa dos Vingadores. Como é de praxe, mais informação extra contida no filme do asgardiano: na cena em que o prof. Selvig consola Jane Foster no telhado, ele comenta sobre um cientista, conhecido seu, que tem um certo contato com a S.H.I.E.L.D., certo? Esse cientista é Hank Pym, o Homem-Formiga! Infelizmente, seu nome foi cortado da citação no filme, talvez pelo fato dele não estar presente no filme dos Vingadores. Outra que só se percebe depois: vocês viram os outros itens que estavam no cofre de Odin além da Caixa dos Invernos Antigos? Tem muita coisa ali que pode indicar o futuro dos filmes do Marvel Cinematic Universe. Para quem estiver com o filme no PC ou em DVD e quiser conferir, aqui vão as fotos:


Pra quem esteve ligado na boataria sobre o filme dos Vingadores até agora, sabe que Thano, O Titã Louco, está cotado a ser o vilão do filme da superequipe. O fato da Manopla do Infinito ter aparecido entre outros artefatos em Asgard pode significar a confirmação (ou não) do boato.

Como só hoje o filme do Capitão estreia, fico sem base para passar informações. O que já é sabido dos fãs é que o Cubo Cósmico, artefato poderosíssimo que altera a realidade de acordo com a vontade do usuário, estará nas mãos do Caveira Vermelha. Só que o mesmo Cubo é mostrado ao prof. Selvig na cena final do filme de Thor, onde Loki também está presente. Alguns especuladores já andam comentando que a cena final de Edward Norton em O Incrível Hulk, onde ele dá um sorriso malicioso antes de se converter no Gigante Esmeralda seria por influência do Deus da Trapaça. Vai saber...

Continuando na base da especulação, pelo o que informam os sites gringos, a cena pós-créditos do filme do Primeiro Vingador será um trailer do filme dos Vingadores, que está cotado para o ano que vem, dia 4 de maio. Já surgiram diversas novidades sobre o longa, entre elas a mudança de visual dos principais heróis. Direto da Comic-Con, as imagens dos novos uniformes (no segundo caso, armadura) do Capitão América e do Homem de Ferro.


Esse espaço preto na imagem é para o novo look do Thor que, levando em conta o uniforme do Capitão, também será baseado na versão Ultimate do personagem.

Agora, vem a pergunta: E por que outros personagens tão famosos quanto estes, como os X-Men e o Homem-Aranha, não tem espaço neste universo? Porque a Marvel vendeu os direitos de uso destes personagens e estes ainda não voltaram para a editora. Por isso, não espere ver uma cena com Nick Fury indo tomar cerveja com Wolverine após os créditos de seu próximo filme...

O Projeto Marvel Cinematic Universe não irá parar no filme dos Vingadores. Homem de Ferro 3, com enorme probabilidade do Mandarim ser o vilão, e Thor 2, possivelmente enfrentando a dupla Encantor e Executor, já estão nos planos da empresa, ambos para 2013. Além disso, muitos outros personagens devem ganhar longas daqui em diante, como um novo filme do Hulk e os do Homem-Formiga, Pantera Negra, Luke Cage e Doutor Estranho, e até mesmo um filme solo da S.H.I.E.L.D., entre outros.

Agora é esperar pelas novidades, e pelo filme do Capitão para próxima semana. Vingadores, avante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário